Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de junho de 2026

Saúde

Alerta: Casos confirmados de Varíola dos Macacos no Estado sobem para 13

Até o momento, não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da Monkeypox e sobre o caso suspeito em Petrolina, no Sertão esse continua em investigação

Postado em 10/08/2022 15:00

Nenhum caso foi confirmado no Sertão. Foto: Divulgação

O Estado de Pernambuco confirmou esta semana 13 casos positivos da Varíola dos Macacos. Segundo o boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde atualmente existem 33 casos suspeitos em Pernambuco.

Do total das notificações, 13 pacientes tiveram confirmação laboratorial para o vírus e envolvem pessoas residentes nos municípios de Recife (8), Jaboatão dos Guararapes (2), Paulista (1), além de dois casos de outros estados, Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). Todos estão em isolamento domiciliar.

Transmissão local

Até o momento, não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da Monkeypox. Em todos os casos confirmados, as equipes de vigilância conseguiram identificar vínculo epidemiológico entre os pacientes e pessoas que apresentaram histórico de viagem e/ou que se deslocaram para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença.

Já os 33 casos que estão em investigação são de pessoas residentes nos municípios de Recife (11), Limoeiro (5), Pesqueira (3), Paulista (2), Abreu e Lima (2), Araçoiaba (1), Camaragibe (1), Gameleira (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Olinda (1), Timbaúba (1), Inajá (1), São Paulo (1) e Petrolina (1). Os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.